Asteroide detectado pela Nasa é visitante de outro sistema solar


Asteroide detectado pela Nasa é visitante de outro sistema solar

Asteroide, batizado de Oumuamua, tem 400 metros de comprimento.

m objeto rochoso e alongado foi detectado em outubro deste ano e, de acordo com os cientistas, tem origem em outro sistema solar. Essa observação sem precedentes feita pela agência espacial americana (Nasa) foi confirmada nesta segunda-feira (27).

Essa nova detecção abre uma nova janela sobre a formação de outros mundos estelares em nossa galáxia, a Via Láctea, segundo os cientistas. O artigo foi publicado pela revista britânica "Nature".

O asteroide, batizado de Oumuamua ("mensageiro", em havaiano), tem 400 metros de comprimento, o que representa aproximadamente dez vezes a sua largura.

Esta forma incomum não tem precedentes entre os cerca de 750 mil asteroides e cometas observados até agora em nosso sistema solar, onde se formaram, de acordo com estes pesquisadores.

Após a análise dos dados coletados, os cientistas conseguiram confirmar que o asteroide era de outra região da Via Láctea – mostraram que a órbita não pode ter origem dentro do nosso sistema solar.

Os astrônomos acreditam que um asteroide interestelar similar a Oumuamua passa dentro do sistema solar aproximadamente uma vez por ano.

Mas é algo difícil de rastrear, e não tinha sido detectado até agora. Faz relativamente pouco tempo que os telescópios que monitoram estes objetos são potentes o suficiente para poder descobri-los.

Segundo os astrônomos, este objeto viajou sozinho através da Via Láctea durante centenas de milhões de anos, antes de passar por nosso sistema solar e continuar seu caminho.

FONTE: G1